terça-feira, 22 de março de 2011

Passeio de Maria Fumaça - Anhumas a Jaguariúna

Sempre achei mega interessante passeio de maria fumaça. Diferente, uma viagem no tempo, charmoso...


Pesquisamos por passeios de trem e escolhemos o trecho Anhumas – Jaguariúna

O site deste passeio é bem instrutivo, fornece mapas, valores, horários, dicas, histórias, fotografias...



Então, pé na estrada. Mapa em mãos e paciência para se perder em retornos, perguntar na estrada. Paramos em uma barraca de pastel, perguntamos e nos achamos! Melhor que começar a discutir no carro porque se perdeu em um caminho que não conhecíamos... O caminho não é difícil, é só seguir sentido Campinas e todas as informações colhidas no site são precisas.

Na estação de trem há estacionamento, o que nos tranqüilizou, afinal deixar carro na rua é o ô. Também há uma cantina, onde podemos tomar café, uma maquete do trecho com trem e tudo! Lembra do Ferrorama???


Imagine você chegar em um lugar e se sentir em uma novela das 7, da época dos Barões do Café? É esta a sensação! Você fica ouvindo aquelas músicas tipo marchinhas de carnaval, todo aquele pessoal em êxtase, é inexplicável! Toda aquela estrutura voltada às necessidades e exigências da sociedade daquela época. Cheguei à conclusão de que nos contentamos com muito pouco, ao menos no que tange uma estação de trem...


Assistimos às manobras da maria-fumaça, o engate dos vagões e então embarcamos. Nosso vagão não era o de madeira, mas mesmo assim era charmoso.

O trem anda devagar, você pode curtir a paisagem sem pressa, andar pelo trem, conhecer outros vagões. Fomos até o vagão restaurante, tão bonitinho! Ficamos lá curtindo a paisagem um tempo, depois voltamos e no caminho encontramos um pessoal que faz um show nos vagões. Dançamos, cantamos, nos divertimos à beça!




Então o trem parou na estação de Tanquinho, descemos um pouco - mas é importante dizer que esta parada é muito rápida, não se afaste do trem! Colhemos mexericas, é impressionante como frutas colhidas direto do pé são mais saborosas, talvez por serem roubadas, sei lá. O Custódio até puxou a corda do apito da locomotiva, tiramos fotos ao lado da maria-fumaça... degustamos as mexericas até nosso destino final: Jaguariúna.

Chegando em Jaguariúna, percebemos que a estação é mais moderna. Há comércio popular e restaurante próximos à estação, e é melhor que você não se afaste muito pois, a parada é relativamente rápida. Mas ainda dá para você fazer um monte de coisas: tirar fotografias com roupas antigas, beber uma cervejinha, comer, passear ou apenas ficar à toa, você escolhe.


Na volta o trem estava mais vazio, então fomos para um vagão de madeira. Ficamos namorando, conversando, curtindo a volta.


Chegamos em Anhumas, nosso carro estava do jeito que o deixamos.
Durante o retorno foi maravilhoso conversar sobre o passeio e planejar qual seria o próximo!

Foi um passeio espetacular. Algo que você pode fazer com seu amor, sua família, seus amigos, sozinho, da forma como quiser, mas faça! Você não vai se arrepender.

Deixe seus comentários!



Veja fotos, vídeos e outras dicas em nossas redes sociais:



       

100 Million Reviews 728x90

Nenhum comentário:

Postar um comentário